segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Maconha com alta concentração de THC


Tolerância menor com maconha na Holanda


O Globo – mundo - 08/10/2011
O governo da Holanda anunciou que vai nivelar a chamada "maconha de alta concentração", vendida no país, como droga pesada, na mesma classificação de tóxicos como a cocaína e o ecstasy.
O ministro da Economia da Holanda, Maxime Verhagen, afirmou que a droga, com mais de 15% da substância THC em sua composição, tem uma potência muito maior do que a forma mais leve da erva. Segundo ele, o tóxico "causa um prejuízo crescente na saúde pública dom país".
A medida é o passo mais recente do governo holandês para tentar reverter a notória política de tolerância da Holanda com as drogas. Após a decisão, a maior parte dos cafés holandeses, populares por vender a erva, vão ter que trocar seus estoques do fumo.
No entanto, críticos dizem que será difícil que a medida seja cumprida e que o fato só irá influenciar os usuários a consumirem mais as variantes mais leves da maconha.
Ao contrário do que muitos pensam, a posse de maconha é ilegal na Holanda, mas somente em grandes quantidades. O comércio da erva é muito comum em bares e cafés destinados a utilização da droga no país. No entanto, pessoas que cultivam a planta podem ser processadas.


Donos de “coffeeshops” organizam greve para o dia das eleições na Holanda


Fonte: UOL - Colaboração: LiliGreenland  -  por brigadasonora

Temerosos com o resultado que pode sair das urnas nas eleições parlamentares holandesas de 9 de junho, alguns donos de “coffeeshops” decidiram organizar uma greve para o dia do pleito. O temor dos proprietários desses estabelecimentos, onde a venda e o consumo de pequenas quantidades de maconha e haxixe são permitidos, é de que a vitória da direita culmine no fim da comercialização das chamadas “drogas leves”. 

Com a greve, os donos de “coffeeshops” esperam que seus clientes optem por ir às urnas votar.

E que, preferencialmente, votem nos partidos simpáticos à atual política de tolerância às drogas leves. “Queremos ter certeza de que eles [os consumidores] votem. Assim não têm aquela desculpa: ‘Antes eu fumo e depois eu voto’. Não é isso que queremos. ‘Você vota agora e depois fuma’”, explica o holandês Nol van Schaik, dono de um “coffeeshop” na cidade de Haarlem (a 12 km a oeste de Amsterdã) e organizador da greve. “Muitas pessoas na Holanda, especialmente as que frenquentam os ‘coffeeshops’, perderam a confiança nos políticos e não têm votado.

Por isso, estamos tentando mostrar a elas que, se tivermos um governo conservador, os ‘coffeeshops’ serão fechados”, justifica Van Schaik, que torce pela vitória do Partido Trabalhista (PvdA). Há anos que o debate sobre a existência dos “coffeeshops” tem divido a atual coligação de sustentação do governo holandês formada por três partidos.

O principal partido da coalizão, o CDA (Apelo Democrata Cristão), e a União Cristã (CU) defendem o fim desses estabelecimentos. Já os trabalhistas, com apoio de partidos esquerdistas da oposição, não aceitam discutir mudanças.
Além dos 16 “coffeeshops” existentes em Haarlem, Van Schaik garante que a greve já conta com o apoio de diversos estabelecimentos espalhados pelo país, incluindo os localizados em Roterdã, a segunda maior cidade do país.
Já na capital Amsterdã, a adesão deve ser pequena. “Enquanto no meu ‘coffeeshop’ 90% dos clientes são locais e 10%, turistas, em Amsterdã, 80% dos clientes são turistas”, justifica Van Schaik.
Essa presença de turistas, não apenas na capital, mas também em diversas cidades fronteiriças, é um dos motivos alegados pelos que defendem o fim da política de tolerância às drogas leves para acabar com o chamado “turismo da droga”.
Cansados dos problemas causados pelos 25 mil turistas, em especial belgas, franceses e alemães, que viajavam todas as semanas a Bergen-op-Zoom e Roosendaal, os prefeitos dessas duas cidades fronteiriças no sul ordenaram que seus oito “coffeeshops” deixassem de vender maconha em dezembro de 2008.
“O problema é que a Alemanha e a Bélgica permitem as pessoas fumarem, mas não permitem os ‘coffeeshops’. Então, eles [os consumidores] vêm até nós para comprar”, explica Van Schaik.
No fim do ano passado, o governo holandês apresentou um projeto de lei que restringe a venda de maconha e haxixe a pessoas que morem na região mediante a apresentação de uma carteirinha.
A proposta, entretanto, tem sido criticada uma vez que, segundo as leis vigentes na União Europeia, todos os cidadãos do bloco devem ser tratados por igual dentro dos países membros. “Isso não pode ser feito porque vai contra as leis holandesas e europeias. Não podemos deixar de vender para pessoas com base em sua nacionalidade”, justifica Van Schaik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário